sexta-feira, 9 de março de 2012

ENCONTRO PARA DEBATER A VIOLÊNCIA MOSTRA QUE AINDA HÁ MUITO A FAZER


Quem chegava ao auditório da  Câmara de Dirigentes Lojistas de Garanhuns -CDL na noite de ontem (08), tinha a certeza de que a mobilização social começa na internet , mas tem que sair as ruas para fazer a diferença.
Organizado pelos Grupos TPM - Tudo Pelas Mulheres e pelo Viva Mais Garanhuns no Facebook o evento intitulado: Violência Contra a mulher : Eu Luto foi um verdadeiro sucesso.
Quem abriu a noite foi uma das organizadoras do evento, Selma Melo, que como vítima durante 12 anos de violência doméstica, falou sobre o mal que atinge famílias inteiras no Brasil e que em muitos casos como no dela permanecem sem punição. O depoimento emocionou mexeu com os presentes no auditório.


Após a abertura, a mesa foi formada pelo Presidente do CDL - Dr. Fernando Couto, o Dr. Ornillo Ludgreen - Secretário de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns, o Tenente do 71.º Batalhão; Rosa Quidute - ex-primeira dama e ouvidora municipal; Dr. Rossine - Delegado de Polícia de Garanhuns e Dra. Marinalva Almeida.


A primeira palestrante do evento foi a Dr.Marinalva Almeida que trouxe o histórico sobre a comemoração do Dia Internacional da Mulher, trazendo dados que nos chamam a atenção para o histórico da violência doméstica que atinge não apenas o agredido , mas a família inteira. Dados sobre trabalho e renda também foram abordados como o fato das mulheres desempregadas no Recife atingirem um percentual de 57,3% e ganharem 71,3% do salário dos homens.


O evento teve um momento de poesia e descontração. O poeta Sandoval Ferreira que emocionou e fez rir com uma rápida apresentação para a platéia.


O segundo palestrante da noite foi delegado de polícia do município Dr. Rossini que trouxe os dados oficiais sobre a violência contra a mulher em Garanhuns destacando a mudança na Lei Maria da Penha onde a partir de agora a denúncia não precisa partir da vítima, mas de até mesmo uma ligação anônima.
E destacou que uma ligação pode salvar uma vida. E destacou que o maior empecilho para o não cumprimento da lei é o silêncio dos vizinhos e das testemunhas que ao silenciarem permitem que muitas pessoas sejam agredidas e mortas.


Selma Melo falou ao nosso Blog Falando Francamente sobre o encontro:


http://youtu.be/RaKyf7AwjZE


blog Falando Francamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.