segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

PRÊMIO LITERÁRIO DA MULHER IDOSA


                 O que as mulheres idosas do estado têm a dizer sobre a temática de gênero para as novas gerações e para outras mulheres de sua geração? Para saber o que elas têm a contar e estimular a produção literária entre as mulheres dessa faixa etária, a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) e representantes de órgãos e instituições parceiras abrem, no dia 1º de outubro, as inscrições para o I Prêmio Literário da Mulher Idosa Anita Paes Barreto. A data escolhida é em alusão ao Dia Nacional da Pessoa Idosa.

              A premiação literária também faz parte das ações comemorativas dos 10 anos da SecMulher-PE e presta uma homenagem a educadora, psicóloga e pioneira na área de Educação de Crianças Especiais em Pernambuco, Anita Paes Barreto. Presa como subversiva em 1964, durante o golpe militar, a educadora integrou o Conselho Estadual de Educação no final dos anos 80 e início dos 90 e recebeu uma comenda do Conselho Federal de Psicologia por sua contribuição ao desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão.

               Podem concorrer ao prêmio, mulheres a partir dos 60 anos de idade, residentes em Pernambuco e que estejam interessadas em escrever, contos e poemas sobre a temática de gênero, compartilhar suas memórias, histórias e experiências de vida. As duas primeiras colocadas nas categorias conto e poesia receberão R$ 2 mil reais. A publicação do resultado das vencedoras e a solenidade de entrega da premiação está prevista para o dia 08 de março de 2018.

            Para se inscrever, as candidatas devem preencher uma ficha anexa, com a produção literária e os dados dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e enviar para o e-mail: premiodamulheridosa@gmail.com. As inscrições começam no dia 1º de outubro e vão até 30 de janeiro de 2018. O edital e a ficha de inscrição estarão disponíveis para download.

          O prêmio conta com a parceria da Academia Pernambucana de Letras, da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de Pernambuco, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco, da Associação Municipalista de Pernambuco e da Companhia Editora de Pernambuco.

          A Secretaria Estadual da Mulher conta hoje com 185 Organismos Municipais de Políticas Públicas para Mulheres (OMPMs). Em cada canto do Estado existe uma representação da SecMulher e as gestoras desses organismos, a cidade que obtiver o maior número de inscrições e os municípios das mulheres vencedoras do Prêmio, receberão menções honrosas por contribuírem na defesa da equidade de gênero.

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

          O termo de cooperação técnica do I Prêmio Literário da Mulher Idosa foi assinado quarta-feira (27), na sede da SecMulher-PE, pela secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, Secretário Estadual de Cultura, Marcelino Granja, a deputada e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alepe, Simone Santana, a presidente da Fundarpe,  Márcia Souto, a professora e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Gerontologia da UFPE, Marcia Carrér, a representante da Academia Pernambucana de Letras, Ana Maria Granja e a vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco, Lucyana Moreira.

              A secretária Silvia Cordeiro, agradeceu aos parceiros do I Prêmio da Mulher Idosa Anita Paes Barreto e declarou que essa iniciativa, pioneira e inovadora, proposta pelo Comitê Interinstitucional Pró-Mulher Idosa da SecMulher-PE, visa dar voz e visibilidade a essas mulheres  e preparar as gerações atuais e futuras para conviver, entender e respeitar o processo de envelhecimento da população brasileira e pernambucana, da qual as mulheres representam 10% dessa população no Brasil e 52% em Pernambuco, número que deve crescer nas próximas décadas, mas principalmente trocar saberes e aprender com elas e aproveitar a contribuição que só o tempo, a idade e a experiência podem trazer para as pessoas.

COMITÊ INTERINSTITUCIONAL PRÓ-MULHER IDOSA – CIPMI-PE

            Criado em 2007, o Comitê Intersetorial Pró Mulher Idosa – CIPMI-PE tem por princípio valorizar, respeitar e garantir os direitos e a dignidade das mulheres idosas. Ao longo desse tempo foram realizados três (3) Fóruns Estaduais (2012, 2014, 2016) e sediados dois (2) Fóruns Nacionais da Mulher Idosa (2010, 2012) em Pernambuco. Passados dez (10) anos da criação do CIPMI-PE, o Prêmio Literário da Mulher Idosa vem contribuir para o protagonismos da Mulher Idosa, dar continuidade ao trabalho, e reforçar o compromisso da SecMulher-PE na promoção e construção de políticas públicas voltadas para este segmento de mulheres que atualmente,  representa 52%, da população feminina do Estado de Pernambuco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.