terça-feira, 13 de março de 2012

SEMINÁRIO DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL - SUJEITOS< PRATICAS E POLITICAS PÚBLICAS

Descrição da imagem


De 21 a 23 deste mês, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, realizará o I Seminário de Memória & Patrimônio Cultural – Sujeitos, Práticas e Políticas Públicas. Esta é a primeira ação do Programa “Cultura: bom para pensar”, criado recentemente pela Diretoria de Preservação Cultural, com o intuito de abrir um espaço de reflexão e aprofundamento de questões atuais e desafiadoras relacionadas à cultura.



“O objetivo do seminário é discutir a relação entre memória, patrimônio e gestão pública com profissionais de diversas áreas e seus múltiplos conceitos de memória, articulando a discussão e criando um espaço de diálogo”, explica José Brito, Historiador da Coordenação de Patrimônio Imaterial da Diretoria de Preservação Cultural.
Serão quatro mesas temáticas que discutirão de cultura popular e oralidade à redes sociais e ciberespaço, sempre sob o viés da memória e do patrimônio cultural. A abertura é no dia 21 (quarta-feira), a partir das 14h, no auditório da Polícia Civil, com a mesa “Memória, políticas públicas e patrimônio: diálogos possíveis”, coordenada pelo secretário de Cultura do Estado de Pernambuco, Fernando Duarte. Compõem a mesa a Profª  Drª Luciana Quillet Heymann (FGV) e o Prof. Dr. Antonio Torres Montenegro (UFPE).
Às 10h do dia 22 (quinta-feira), tem início a segunda mesa temática sobre “Memória, redes sociais e ciberespaço” com os palestrantes Prof. Dr. Antonio Paulo Rezende (UFPE), Prof. Dr. Marcos Galindo Lima (UFPE) e H. D Mabuse (C.E.S.A.R)
A mesa “Memória, paisagem e lugar: decifrando a cidade, compondo o urbano”, começa às 14h também do dia 22, e conta com a presença da Profª Drª Regina Beatriz Guimarães Neto (UFPE), Profª Drª Virgínia Pontual (UFPE) e Profª Drª Sylvia Couceiro (Fundaj /MEC).
E fechando a programação, os professores Márcio Caires (Conselho Estadual de Cultura - BA), Isabel Cristina Martins Guillen (UFPE) e Carlos Sandroni (UFPB e UFPE) participam da mesa “Memória, tradição oral e cultura popular: discursos, narrativas e práticas sociais”, de 9h às 12h do dia 23/03.
O seminário é aberto ao público em geral e as inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas por ordem de chegada, no dia da abertura.
Serviço:
Data: de 21 a 23 de março de 2012
Local: Auditório da polícia civil / SDS (100 lugares)
Rua da Aurora 487 – Boa Vista – Recife (ao lado da Fundarpe)



Mais informações: (81) 3184 3062 - culturapensar@gmail.com
Fonte: Fundarpe
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.