terça-feira, 27 de março de 2012

DIA MUNDIAL DO TEATRO, GARANHUNS ESQUECEU MARCOS FREITAS?

Várias atividades estarão sendo realizadas durante todo o dia de hoje no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante, conforme convite. Entretanto, nossa homenagem, justissima, vai para o teatrólogo e cenógrafo  Marcos Freitas(foto), ou simplesmente Marco Gago que recebeu, em julho passado, o título de Cidadão Monteirense em uma bonita solenidade realizada no Teatro Jansen Filho.
A concessão da cidadania monteirense a Marcos Freitas foi aprovada por unanimidade no ano de 2000, atendendo propositura do então vereador Simorion Matos. A entrega da honraria aconteceu exatamente 10 anos depois.
Marcos Antônio de Freitas é pernambucano de Garanhuns e está radicado em Monteiro desde 1998, quando iniciou um trabalho cultural através de oficinas e espetáculos. ´É Chefe da Divisão de Cultura da Prefeitura de Monteiro e responsável pela decoração do São João de Monteiro. Diretor de teatro premiadíssimo, ganhou prêmios e destaque em várias mostras de teatro no Nordeste, inclusive na Mostra Estadual de Teatro e Dança, realizada no Teatro Santa Roza, em João Pessoa.
Aqui em Garanhuns, passsando pelo Centro Cultural, UPE e SESC, Marcos deixou uma gama de estrelas como Gerson Lima, Leo, Marquinhos Lima, Selma Mello, Ana Paula, Míriam Carvalho, entre outros tantos destaques.
 Esperavámos que neste dia dedicado ao teatro Marcos Freitas, que está internado em Monteiro -PB contando com a saúde bastante fragilizada, fosse relembrado na cidade aonde nasceu e aonde mudou toda a história do teatro. Que em reconhecimento ao grande mérito que teve o mestre, homenagens lhes fossem celebradas.
Para nós que acompanhamos sua trajetória fica o desejo de que sonhos do grande mestre se tornem realidade, sua saúde seja restaurada e os garanhuenses lembrem que de sua constelação uma estrela brilha e que merece ser relambrada, homenageada e imortalizada. Quem sabe no Festival de Inverno?

.
TEATRO INVADE AS RUAS - Desfile do SESC Teatro em Sete de Setembro de 1981.
Selma Mello representando a liberdade do teatro.

 Neste dia do Teatro todos os agradecimentos e aplausos pra você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.