terça-feira, 24 de agosto de 2010

VIDEOGAME ONLINE FUNCIONA COMO SIMULADO PARA VESTIBULANDOS





Publicado por Taiza Brito   
UnespLudo Educativo criado por pesquisadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que funciona como um videogame online, está ajudando vestibulandos de todo o país a trabalhar conteúdos de química, física, matemática e biologia.
Baseado no clássico jogo indiano Pachisi, o Ludo Educativo funciona como uma espécie de “simulado” para pré-vestibulandos. A idéia é fazer com que o jogador chegue até o final do tabuleiro respondendo corretamente às questões que aparecem no percurso.
O sistema foi pensado para não haver memorização das respostas e das questões. São duas mil questões, 500 para cada disciplina. “O sistema alterna as questões e as respostas de tal forma que a possibilidade de o jogador deparar com a mesma questão é mínima. E se isso acontecer a resposta não será idêntica”, explicou o professor Elson Longo, coordenador do grupo que criou o jogo. Para aumentar a interação, o jogo permite que o participante comente as questões.
O Ludo educativo é subdividido em quatro versões, com personagens e imagens diferentes. A cada novo jogo são sorteadas novas perguntas. Para iniciar , o jogador clica em um dado que indicará quantas casas irá andar.
“Quando o personagem para em uma casa em amarelo surge uma questão na tela com cinco alternativas. Caso responda corretamente, serão acrescentados cinco pontos. Se errar, perde um ponto e retrocede o mesmo número de casas que avançou na última jogada”, explica Longo
As questões seguem os Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino Médio. “Os conteúdos de química, física, biologia e matemática são os mesmos ministrados em qualquer escola pública ou privada. O jogo funciona como um ótimo simulado para quem está prestando o vestibular”, explica o professor.
O grupo coordenado por Elson Longo irá incluir nos próximos meses as disciplinas de história e geografia e estuda a possibilidade de disponibilizar questões de inglês e português.Lançado no último dia 10 de agosto, o jogo teve a adesão de mais de 1,8 mil usuários nos três primeiros dias.
Para jogar o Ludo Educativo é só acessar www.ludoeducativo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.