quarta-feira, 25 de agosto de 2010

UMA NOITE CLARA COM KARYNNA SPINELLI - CONVITE

Sexta-feira, dia 27 de Agosto de 2010, Karynna Spinelli homenageia a mineira Clara Nunes, que marcou toda uma geração da Música Popular Brasileira com seu estilo ímpar de interpretar sambas, no show UMA NOITE CLARA! O Show acontecerá na Casa de Seu Jorge a partir das 22:00h. Karynna, que finaliza seu primeiro CD " Morro de Samba" Gravado no Fábrica Estúdios e com lançamento previsto pra Outubro deste ano, dá uma parada nos ensaios pro lançamento do CD para não deixar passar em branco a data o mês em que a guerreira Clara Nunes completaria 68 anos se estivesse entre nós.

Após dois anos do seu primeiro espetáculo em lembrança aos 25 anos da morte de Clara, SALVE CLARA GUERREIRA, no qual Karynna estampou ao público todo lado religioso e de raiz negra com que Clara pintou sua trajetória, nossa artista canta canções intimistas com arranjos refinados banhados ao rico violão de sete cordas do músico Rubem França. Alguns arranjos foram renovados e o repertório mistura várias fases musicais da “guerreira”. O show tem duração de uma hora e meia. Músicas como "Por causa de você", de Dolores Duran, que divide com seu pai Maurício César, num dueto especial e "Opção" de Gisa Nogueira serão mostradas ao público intercaladas a versos mais conhecidos na voz de Clara, como Forças da Natureza e Ijexá. Daniel Coimbra, Helder Amedo e Ricardo Sarmento completam o time que acompanhará Karynna em seu primeiro show intimista com um foco maior em harmonias e em suas próprias voz e interpretação.

Clara Francisca Gonçalves, conhecida como Clara Nunes com o LP Alvorecer de 1974, obteve grande sucesso com a canção Conto de areia (Romildo/ Toninho). Bateu índices recordes de vendagem, chegando a 500 mil cópias, rompendo o tabu de que cantora não vendia discos. Daí, surgiu o trio ABC do Samba, composto por ela, Alcione e Beth Carvalho.Alguns anos depois, pode-se observar um maior ecletismo no repertório, que incluiu baiões, baladas e até valsinhas, além de canções calcadas no tema da umbanda e candomblé. Também chamou atenção por seu jeito singular de se vestir: vestidos longos brancos, colares e miçangas, de origem africana. Canções que exaltam a religiosidade são: A deusa dos orixás, Guerreira, Filhos de Gandhi, e outras.Na voz de Clara Nunes foram consagradas as seguintes interpretações: Você passa eu acho graça, Conto de areia, Canto das três raças, Ê baiana, Tristeza pé no chão, Nação, Na linha do mar, Morena de Angola, O mar serenou, Guerreira, Ilu Ayê - Terra da Vida, Coração leviano, As forças da natureza, A deusa dos orixás, Macunaíma, Alvorada, Menino Deus, Feira de Mangaio, Portela na Avenida, Serrinha, Nação, Misticismo da África ao Brasil, Lama, Sem companhia, Filhos de Gandhi, Deixa clarear, Derramando lágrimas, dentre outras. Morreu na madrugada prematuramente, aos 40 anos (incompletos), depois de vinte e oito dias em coma, vítima de uma simples operação de varizes na perna esquerda.



                                                                Karynna Spinelli:


A cantora e compositora Karynna Spinelli nasceu há 29 anos no Recife e começou sua carreira em 2004, após seu contato com a música de terreiro e de rodas no Morro da Conceição, com o Grupo Afro Raízes de Quilombo, vem se dedicando com afinco ao samba de raiz e a todos os rítmos que permeiam esses ares . Integrou o grupo de samba Na Calçada cantando, compondo e tocando percussão. Nos últimos quatro anos, esteve à frente do grupo buscando as tendências do samba Afro e a valorização dos batuques do candomblé, onde fez temporadas por diversos bares do Recife e passou a tocar fixo na Toca da Joana, em Casa Amarela.

Num trabalho paralelo, Karynna também fez parte do grupo Sambadelas, formado unicamente por mulheres. À frente dos dois grupos, Karynna se apresentou em vários eventos, entre eles, no Espaço Usina no Poço da Panela, no Marco Zero no Recife das Águas, no Pátio de São Pedro, na abertura do Carnaval 2008 dos Blocos Tô Cumendo Nada e Joana de Nóis Todos, No Circo Maluco Beleza no encerramento da Roda de Boteco, na Pitombeira dos 4 Cantos em Olinda,Coreto em Samba e Choro em 2008,Carnaval Multicultural em Recife e Olinda em 2009. Fundadora e Presidente do Clube do Samba de Recife consegue reunir mensalmente todos os sambistas da cidade unidos pela música e pela comunidade do Morro da Conceição.

Karynna produziu e apresentou em abril de 2008 o show “Salve Clara Guerreira" em homenagem aos 25 anos de morte de Clara Nunes, que contou com a presença do instrumentista e compositor Jorge Simas e foi reapresentado em janeiro de 2009 na Livraria Cultura. É acompanhada no projeto SAMBA D’OURO 7 OUTRAS GIRAS pelo percussionista Lucas dos Prazeres e o Cavaquinista Daniel Coímbra. Atualmente em carreira solo, Karynna entra no Estúdio Fábrica para gravar o primeiro CD que será lançado em Outubro de 2010, entitulado Morro de Samba, o CD vai trazer músicas autorais e canções de Zeh Rocha, Dona Selma do Samba, Jorge Simas, Naná Vasconcelos,Paulo Perdigão,Rui Ribeiro e Yuri Queiroga.

                                                           Casa de Seu Jorge:


A casa é da década de 60, com influência de uma arquitetura modernista, recebe hoje o título de Bistrô da Música. A CASA DE SEU JORGE chega à cidade do Recife a fim de proporcionar aos seus freqüentadores uma variada e seleta programação musical diária, num ambiente agradável e intimista. No salão principal, músicos se apresentarão para um público de no máximo 50 pessoas, sempre com um show especial produzido em sintonia com a proposta da casa.
O menu do bistrô, fará um passeio por uma gastronomia simples e saborosa, passando por tendências do mundo, e como não poderia faltar o agradável sabor e tempero brasileiro. Saladas, sopas, tábua de frios, pratos especiais e sobremesas saborosas, farão parte de um cardápio selecionado.
Peculiaridade da CASA DE SEU JORGE a fim de manter o caráter intimista e a atenção de todos voltada aos músicos presentes, o Bistrô da Música terá o funcionamento dos serviços de bar e cozinha suspensos, durante os shows; o funcionamento será normalizado após as apresentações musicais.
A sonorização da CASA DE SEU JORGE segue a idéia de contemplar formatos principalmente acústicos para as apresentações. Quando necessário, microfones de ambiente captarão o som produzido no palco e distribuirão de forma uniforme para o público. Em consonância com o ambiente proposto, a iluminação se dará basicamente pela luz de velas e direcionamento de outras poucas luzes aos artistas.


Serviço:  

UMA NOITE CLARA - Karynna Spinelli canta Clara Nunes.

Local: Casa de Seu Jorge, 27.08.2010, Sexta-feira.

Entrada: R$ 15,00 - A partir das 22h

Avenida Santos Dumont, 1066 - Praça do Rosarinho

FONE: 81 3034-1066 (Casa de Sao Jorge) 

81 8632-8807 ( Maurício Spinelli).




PORTANTO, SE VOCÊ APARECER EM RECIFE NESTE FINAL DE SEMANA, NÃO DEIXE DE APRECIAR O QUE TEMOS DE MELHOR. O SHOW É IMPERDÍVEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.