quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PRORURAL FINANCIA FÁBRICA DE CONFECÇÕES PARA O GRUPO DE MULHERES DE ITAMBÉ




O secretário de Desenvolvimento e Articulação Regional, José Patriota, e a primeira-dama Renata Campos inauguram a fábrica de confecções “Costureiras de Caricé”

O grupo de mulheres que, desde 2002, luta por políticas públicas que visem a sua inserção no mercado de trabalho. A mudança em suas vidas se dará a partir desta quinta-feira (26), às 19h30, com a inauguração da Fábrica de C


Uma pequena fábrica de confecções em Caricé, distrito de Itambé, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, vai mudar a história de um onfecções “Costureiras de Caricé” (Rua Nossa Senhora do Rosário, s/nº, Distrito de Caricé – Itambé – PE), fruto de um convênio da Associação das Mulheres de Caricé com o programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural). A inauguração vai contar com as presenças do secretário de Desenvolvimento e Articulação Regional, José Patriota, e da primeira-dama de Pernambuco, Renata Campos, que tem apoiado iniciativas do gênero em todo o estado.





Com um valor total de R$ 129.100,77, o ProRural financiou a reforma do prédio da Associação e a aquisição das máquinas, dos equipamentos e da matéria prima para a fábrica de confecções. A Associação das Mulheres de Caricé, formada por 34 mulheres, de 18 a 45 anos, surgiu após um curso de Associativismo promovido pelo Sebrae, em 2002. A partir das discussões no âmbito da Associação, foi identificado que, nesta comunidade, o nível de violência doméstica praticado contra as mulheres era significativo, porque elas dependiam financeiramente dos companheiros. Como alternativa para a conquista da independência financeira surgiu a perspectiva de trabalhar com a atividade de costura, aproveitando a vocação natural das mulheres da comunidade.





A Associação apresentou uma proposta para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Itambé, a qual foi encaminhada e aprovada e, assim, firmado o convênio com o ProRural. Inicialmente, a proposta das mulheres era confeccionar vários produtos, entretanto, a partir da parceira com AD Diper, foi definida a linha de produção para a confecção de artigos de cama, mesa e banho. Com o apoio do ProRural, o Sebrae elaborou um estudo de mercado e um plano de negócio. Durante a implementação do projeto, a Associação teve a iniciativa de buscar novas parcerias, entre elas o Sebrae (capacitação em gestão e planejamento), o Senar (capacitação em corte e costura) e o Senai (capacitação em costura reta).





O secretário de Desenvolvimento e Articulação Regional, José Patriota, acredita que o projeto tem os componentes principais para fortalecer a organização das mulheres. “O projeto vai trazer para esse grupo a perspectiva de geração de renda e vai combater o assistencialismo, na medida que existe um plano de negócio, visando a produção de peças com perspectiva de aceitação no mercado, ou seja, de comercialização. É um projeto autossustentável, que promove a inclusão e abre novas perspectivas para essas mulheres, que muitas vezes ficam dependentes da renda do marido ou de programas sociais”, disse.





ProRural - De 2007 a 2010, foram investidos mais de R$ 62 milhões no financiamento de 546 projetos, beneficiando 33 mil famílias. Seguindo as diretrizes traçadas pelo Mapa da Estratégia do Governo de Pernambuco, o Programa priorizou, por meio dos 179 Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, projetos nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento humano e de fomento à produção local. O redirecionamento das ações foi fundamental para proporcionar mecanismos reais na melhoria da qualidade de vida do homem e da mulher que vive na zona rural de Pernambuco.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.