sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PORTO DE GALINHA VIROU CAPITAL DO CORDEL


Da Redação do pe360graus.com

A 4ª Festa Literária Infantil de Porto de Galinhas (Fliportinho) e a 1ª Festa da Literatura de Cordel (Flicordel), no balneário do Litoral Sul do Estado terminan neste sábado. Lá, são as xilogravuras e os cordéis que ditam as brincadeiras da criançada. Para lembrar a história do homem que chegou ao céu, por exemplo, as crianças escalam uma parede. Em outra brincadeira, os cordéis nascem em árvores e podem ser colhidos para uma declamação.


A estudante Taiane da Silva, de 8 anos, gostou de virar cordelista por um dia. Usando carimbos feitos com isopor, ela contou a história da mula sem cabeça. "Vou contar a história da mula que saía e atacava as pessoas e estou gostando muito".


Em cinco dias, 20 mil pessoas  visitaram a Fliportinho. E quem foriaté a praia, também pode participar da Primeira Festa da Literatura de Cordel, criada para deixar o público ainda mais próximo da cultura regional. Palestras, minicursos, oficinas, recitais e lançamentos de livros estão na programação dos eventos.


"Nosso objetivo maior é trazer a leitura para perto das crianças de forma prazerosa, lúdica, sem que ela tenha receio de ler. A leitura é muito importante, através dela as pessoas se formam e melhoram a autoestima", afirma a coordenadora da Fliportinho, Rose Jarocki.


Entre as sensações das festas, está a Carroça do Cordel, um veículo que circula nas calçadas de Porto de Galinhas divulgando o gênero literário. As festas têm como homenageados os cordelistas J.Borges, Dila e José Costa Leite. A programação da Fliportinho acontece no espaço Porto Arena (localizado na entrada de Porto de Galinhas) e na Praça das Piscinas Naturais.


Com o tema "Minha Cidade", o evento promove um concurso de literatura em duas categorias: a infantil (aberta para crianças do quinto ao nono ano) e a juvenil (ensino médio), voltado para alunos das escolas da rede pública e particular. A proposta dos organizadores é incentivar o hábito da leitura e a criatividade por meio da cultura popular. Uma comissão julgadora formada por educadores vai selecionar 100 cordéis (50 de escolas públicas e 50 de estabelecimento de ensinos particulares) que serão publicados e distribuidos para bibliotecas, escolas, prefeituras e os pequenos autores. Os três primeiros lugares ainda ganharão prêmios.


A programação da Flicordel acontecerá em três polos: A Praça do Cordel (onde acontecerão as apresentação de recitais, música e teatro), o Espaço Paulo Freire (reservado para palestras e oficinas) e a Carroça do Cordel (com apresentações itinerantes nos principais pontos de Porto).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.