segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PLANTAFORMA LEVA DISCUSSÔES PARA 12 CIDADES PERNAMBUCANAS

A partir desta semana, artistas e produtores da área da dança e representantes dos poderes públicos e da sociedade civil estarão reunidos em uma série de seminários que passará por várias cidades de Pernambuco: Petrolina, Surubim, Garanhuns (Buíque), Bodocó, Camaragibe, Palmares, Jaboatão dos Guararapes, Triunfo, Caruaru, Limoeiro, Arcoverde e Tuparetama.

A programação da Plataforma Itinerante tem início pelo Vale do São Francisco, reunindo os representantes da linguagem artística da dança que atuam nos municípios da região em Petrolina, nesta segunda-feira (16) e na terça-feira (17), durante todo o dia, no SESC Petrolina.

Organizada pelo Movimento Dança Recife e pela OSCIP Organização Trajetória Mundial (OTM), com financiamento do Ministério da Cultura (Minc), a Plataforma Itinerante tem o objetivo levar a discussão sobre as políticas públicas às doze Regiões de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco. E assim realizar um intercâmbio para um maior conhecimento dos editais, formas de acessar os financiamentos de projetos artísticos e de pesquisa; fortalecendo a área da dança e proporcionando um crescimento para atrair mais investimentos para o setor.

A Plataforma de Dança já acontece desde 2005, mas este ano, pela primeira vez, ganha o caráter itinerante. Cada seminário terá 40 vagas. Em Petrolina já estão todas preenchidas, mas as inscrições estão abertas para as demais localidades. “A ideia é que com os resultados finais, documentos, mapeamento de formas de incentivo em cada macrorregião e entendimento e potencialização dos editais em âmbito nacional, estadual e municipal, possamos gerar uma publicação”, diz Marília Rameh, uma das coordenadoras do Movimento Dança Recife.

Todas as áreas da dança serão contempladas nas discussões e estão representadas no Movimento: dança popular, clássica, dança contemporânea, dança de salão, performance, Hip Hop etc.

Em seis anos de atuação, o Movimento Dança Recife vem colecionando algumas conquistas para o setor da dança. “Hoje já temos gestores específicos da área de dança ocupando cargos importantes no setor público, em alguns editais a rubrica em dança, independente, já está contemplada, conseguimos levar o curso de Dança para a Universidade Federal de Pernambuco com a mobilização de muita gente e é fato a mudança no cenário de produção da dança em Pernambuco, que hoje atingiu um grau de profissionalização já bem fortalecido”, enfatiza Marília Rameh.

O próximo encontro será nos dias 28 e 29 de agosto, em Surubim. Os demais estão programados entre setembro e novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.