quinta-feira, 12 de agosto de 2010

MINISTÉRIO DA SAÚDE CRITICA ÍNDICE HUMANO


Conforme esclareceu na apresentação do trabalho o coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano do Pnud, Flávio Comim, o estudo não avalia especificamente o atendimento prestado em hospitais e postos de saúde públicos (Sistema Único de Saúde – SUS). “Não estamos falando só de governo”, enfatizou o coordenador durante a exposição.

Ao avaliar a saúde (pública e privada) com base naquelas opiniões, Flávio observou que o IVH em todo o país é de 0,45; na Região Norte chega a 0,31 e entre os mais pobres (até um salário mínimo de rendimento individual) o índice é de 0,39. Conforme a metodologia, quanto mais perto de zero, pior.

O relatório analisa as políticas públicas e aponta alternativas para o Estado, a sociedade e as famílias, mas enfatiza que “de modo nenhum se sugere com isso que essas políticas sejam as únicas ou mais importantes”.


O Ministério da Saúde divulgou nota criticando o Índice de Valores Humanos (IVH) apresentado hoje (10) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O órgão da ONU verificou em pesquisa de opinião que para 51% das pessoas entrevistadas no país o atendimento é demorado; 37% avaliam que a linguagem médica é complicada e 33% opinam que há pouco interesse das equipes médicas no atendimento.Apesar das ressalvas, o ministério criticou o indicador. “A avaliação do Ministério da Saúde é de que as perguntas escolhidas para o IVH Saúde são reducionistas, dada a complexidade do setor. As questões focam apenas em uma parte da atenção à saúde e não permitem um conhecimento sobre outros aspectos, como a relação entre o profissional de saúde e o indivíduo; a experiência dos profissionais; a solução dada ao indivíduo; o nível de satisfação com a atenção, entre outros valores”, diz a nota do Ministério da Saúde.

A análise do Pnud também inclui “vivências” e percepções sobre o trabalho e a educação de duas mil pessoas entrevistadas em 23 estados e no Distrito Federal. Os ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego não se manifestaram sobre o IVH.

Da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.