quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MAIS VAGAS NA UFPE, QUE TAMBÉM APARECE MAIS CARA

Com novos cursos, mais vagas e uma inscrição mais cara, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou nesta quinta-feira (26) o Vestibular 2011 da instituição. Os destaques ficam para a extinção das provas de redação e língua estrangeira, cujas notas estarão atreladas ao desempenho obtido naestas mesmas disciplinas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso haverá a inauguração de novos cursos como o de Engenharia Naval, a ampliação de vagas em Direito e mudança em Hotelaria, que teve uma das disciplinas da segunda etapa alterada.
A inscrição mais uma vez é exclusiva para a internet, pelo site www.covest.com.br, e pode ser feita do próximo dia 08 de setembro e segue até o dia 10 de outubro. A taxa de R$ 80 (14% mais alta do que no ano passado) deverá ser paga até, no máximo, o dia 11 de outubro. Neste caso, é preciso ficar atento às programações bancárias para débito em conta, que devem, obrigatoriamente, realizar o repasse até a data limite. Em caso de dúvidas, inclusive sobre o curso escolhido ou local de prova, o fera terá liberdade para modificar suas opções quantas vezes desejar, mas apenas a escolha final, ao término do prazo de inscrição, será consolidade.
Para ter direito à isenção, que será concendida a até 10 mil estudantes de baixa renda, é preciso pressa. O período de solicitação do benefício é mais curto: 14 de setembro. Neste caso, o fera deve realizar a inscrição e preencher a guia de requerimento de isenção, com os dados do Cadastro Único – Número de Inscrição Social (NIS) – para os inscritos em programas sociais a exemplo do Bolsa Família. A lista dos contemplados será divulgada no site da Covest no dia 28 de setembro.
De acordo com a presidente da Covest, Lícia de Souza Maia, é importante que o fera conclua a inscrição por completo até o dia 14 e verifique se foi contemplado com a isenção duas semanas depois. “Em caso negativo, é necessário efetuar o pagamento. Em ambos os casos é preciso que o candidato verifique se sua inscrição foi realmente finalizada no site”, explica.
Os feras que cursaram o ensino médio em escolas públicas municipais ou estaduais de todo o estado, desde que não tenham ligação a unidades de ensino superior, serão contemplados com um acréscimo de 10% na nota final. Para os que estudaram em escolas particulares fora da Região Metropolitana do Recife (RMR), o incentivo é de 5% na nota para cursos oferecidos nos campi Caruaru e Vitória de Santo Antão. “A ideia é promover a interiorização do ensino e levando mais qualidade, também no corpo discente, às unidades do interior do estado”, garante.
Este ano, realizar as provas de língua estrangeira e redação no Enem, nos dias 06 e 07 de novembro, será obrigatório para os candidatos conseguirem classificação no vestibular. As notas obtidas serão utilizadas na composição na nota final também da UFPE. As provas da segunda etapa do processo seletivo serão realizadas nos dias 05 e 06 de dezembro.
Mais cursos - Ao todo, estarão em disputa 6.680 vagas, 163 a mais que no ano anterior. A ampliação se deu graças à criação dos cursos de Licenciatura em Educação Física (45 vagas) no Campus de Vitória de Santo Antão, Música/Instrumento, com habilitação em Saxofone (1), Percussão (1) e Trombone (1) e Engenharia Naval (45). Este último só estará disponível no vestibular do meio do ano, em julho de 2011, no grupo de 290 vagas do Conjunto das Engenharias (CTG).
Além disso, houve aumento na possibilidade de acesso a cursos já consolidados. No Recife, Direito ganhou novas 25 vagas, Sistemas da Informação, 25 e Engenharia Cartográfica, 30.Em Vitória de Santo Antão, o Bacharelado em Educação Física recebe outros 35 alunos a mais que no ano passado, em contrapartida à redução de vagas em Licenciatura em Ciências Biológicas (15) e Enfermagem (5).
Ainda no campo das inovações, os candidatos a uma das vagas de Hotelaria devem mudar os planos de estudos. Isso porque o curso trocou de área, saindo do grupo 01 (Administração) para o 08 (Turismo), o que significa que, em vez de Matemática, na segunda fase o fera vai enfrentar a prova de geografia. Além disso, o fera interessado em cursar história agora vai poder optar entre Licenciatura (55) ou Bacharelado (55) e o que vai fazer Artes Cênicas ou Plásticas, agora deve se inscrever em Teatro ou Artes Visuais, novos nomes destes cursos. A exceção fica a cargo do curso de Oceanografia, cujas 25 vagas serão determinadas pela classificação dos candidatos de todo o país por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza como única forma de avaliação, as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio.
Serviço
Vestibular 2011 da UFPE
Inscrições: 08/09 a 10/10
Taxa de Inscrição: R$ 80,00
Isenção de Taxa: 08/09 a 14/09
Lista de isentos: 28/09
Limite para pagamento: 11/10
Provas: 1ª Fase (Enem): 06 e 07/11
           2ª Fase (específicas): 05 e 06/12
Incentivos: 10% a mais na nota final de oriundos de escolas públicas (todo o estado)
                 05% a mais na nota final de alunos de escolas privadas fora da RMR (Campi Caruaru e Vitória de Santo Antão

Novidades
Número de vagas: 6.390 (163 a mais)
Novos Cursos: Engenharia Naval, Música/Instrumento com habilitações em Percussão, Trombone e Saxofone e Bacharelado em Educação Física (Vitória de Sant Antão)
O que muda: Artes Cênicas passa a ser Teatro, Artes Plásticas agora se chama Artes Visuais, História se divide em Licenciatura ou Bacharelado e Hotelaria passa do grupo 01 para o 08.

Por Ed Wanderley, da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.