quarta-feira, 18 de agosto de 2010

LULA ANUNCIA NOVO FUNDO PARA EDUCAÇÃO





PETROLINA - Presente na inauguração das novas instalações do campi Petrolina-sede e Ciências Agrárias inaugurados ontem, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação de um fundo garantidor sem a exigência de fiador para estudantes de baixa renda. Com isso, o aluno teria acesso direto ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os detalhes não foram repassados, apesar de a medida entrar em vigor até o fim de seu mandato. “Depois, o aluno terá 16 anos para pagar o crédito”, avisou o presidente. O Fies é controlado pela Caixa Econômica Federal (CEF) e subsidia a graduação em faculdades particulares. Segundo Lula, o financiamento teria juros de 3,4% ao ano e o beneficiário terá um ano e meio depois de formado para começar a pagar. O presidente revelou ainda que há a possibilidade de a pessoa que trabalhar em áreas que mais necessitam, sobretudo no Sistema Único de Saúde (SUS), descontar, a cada ano trabalhado, um percentual do que foi utilizado no fundo ou até mesmo ter isenção total.

“O (ministro da Educação, Fernando) Haddad me disse que se a gente conseguir criar esse programa vai ter muito americano com inveja dos brasileiros porque será um programa de financiamento mais sofisticado que se tem conhecimento e com um maior tempo para as pessoas pagarem. Enquanto isso, vamos aumentando as universidades e escolas técnicas. Só não vai virar doutor quem não quiser”, revelou Lula.
As novas instalações da Univasf contam, no campus Ciências Agrárias, com hospital veterinário, laboratório e museu de anatomia animal, laboratório de reprodução animal, setores de produção animal, complexo de laboratórios, centro de convivência, além de mais um bloco de salas de aula. Tem mais de quatro mil alunos e 21 cursos de graduação, além de 12 mestrados, em cinco anos e meio de funcionamento.
Durante seu discurso, o reitor da universidade, José Weber Freire Macedo, usou do exagero para afirmar que o presidente Lula “atingiu a unanimidade”. “Presidente, dizem que unanimidade é algo inatingível, mas eu acredito que o senhor a atingiu. Um operário realizou mais pela Educaçao do que todos os presidentes que o Brasil já teve”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.