quinta-feira, 26 de agosto de 2010

JOSÈ PATRIOTA PRESTIGIA A 5ª FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR DE ÁGUAS BELAS

 
O secretário de Desenvolvimento e Articulação Regional, José Patriota, participa nesta sexta-feira (27), às 9h, da abertura da 5ª Feira da Agricultura Familiar de Águas Belas, no Agreste Meridional de Pernambuco (a 310 quilômetros do Recife - Rua Santa Teresinha – Centro – Águas Belas – ao lado do antigo mercado de carne). O evento vai contar com a presença de várias autoridades locais e regionais e vai colocar em evidência a vocação para a produção de leite e laticínio da cidade. A Feira acontece até o sábado (28) durante todo o dia e a entrada é gratuita.

Cerca de 200 expositores participam da feira, que vai contar com exposição de animais, artesanato e produtos da agricultura familiar, palestras, venda de bovinos, caprinos e laticínio, além do torneio leiteiro. O evento também terá uma área com estandes dos órgãos parceiros que trabalham com a agricultura familiar, que vão apresentar as ações e projetos desenvolvidos na área.

Kits - O Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural – ProRural, além de contar com  um estande na feira, vai entregar, simbolicamente, kits de Análise da Qualidade do Leite que serão distribuídos as 38 associações rurais que já possuem resfriadores de leite financiados pelo ProRural. Os kits foram comprados com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, através de um convênio com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do estado, em parceria com o ITEP e o ProRural.

O ProRural está realizando a  operacionalização da entrega dos kits às cooperativas, além de fazer o acompanhamento junto aos produtores e repassar às associações o treinamento para lidar com os equipamentos, feitos pelos técnicos das empresas vencedoras da licitação. Neste primeiro momento, serão entregues refrigeradores, equipamentos de análise e estufa aos produtores de leite. Os demais equipamentos técnicos (o kit é formado por sete itens) serão entregues assim que forem licitados. O valor total investido na compra dos kits é de, aproximadamente, R$ 300.000,00.

Até o final do ano, o ProRural também vai entregar 700 Kits de Ordenha Manual (formado por 18 itens) aos produtores das bacias leiteiras do Agreste Meridional, Sertão do Araripe e Sertão do São Francisco. Eles também vão receber dois treinamentos por pessoas capacitadas em: ordenha manual e qualidade do leite, que vai melhorar a higiene na ordenha, melhorando a qualidade do leite e alcançando, assim, melhor preço no mercado. Os materiais já foram licitados e, assim que forem entregues pelas empresas, serão distribuídos às associações. Estão sendo investidos R$ 147.049,00 na compra dos kits.

Feira - A Feira da Agricultura Familiar é realizada pela Prefeitura Municipal de Águas Belas, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com apoio da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Coopanema (Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Vale do Ipanema), Creditag (Cooperativas de Crédito da Agricultura Familiar), Fetape (Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Pernambuco) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A idéia de realizar a feira surgiu da necessidade de unir e valorizar o agricultor familiar, muito presente na região. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural do município de Águas Belas, Nitalmo Leite, este trabalhador produz de forma saudável os alimentos, incluindo queijo e manteiga. “Precisamos ter uma representatividade maior no nosso Estado e eventos como este são de muita importância”, afirma Nitalmo.

O dia começa cedo com a ordenha dos animais, logo depois o ciclo de palestras traz temas como manejo e segurança alimentar. Enquanto acontece a Feira, expositores de artesanato comercializam suas peças e os artistas sobem ao palco a partir das 21h. Para garantir o sucesso do evento, a estrutura conta com currais, estandes, palco e banheiros químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.