quinta-feira, 12 de agosto de 2010

HOJE: DEBATE EDUARDO X JARBAS

GILBERTO PRAZERES   
A corrida eleitoral em Pernambuco promete esquentar, hoje à noite, com a realização do primeiro debate com a participação de todos os candidatos ao Governo do Estado. A grande expectativa do evento, que terá início às 22h na TV Clube/Band, fica por conta do enfrentamento cara a cara entre os principais postulantes, o governador-candidato Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Inclusive, os dois adversários declarados ficarão pareados - posicionamento definido por meio de sorteio -, durante todo o programa. E é com essa proximidade física que Campos e Jarbas poderão dirigir perguntas um ao outro. Momento que é aguardado com ansiedade por integrantes dos dois grupos.
Entrentanto, os espectadores terão que aguardar o desenrolar do debate para assistir aos questionamentos que serão feitos entre os postulantes ao comando do Palácio do Campo das Princesas. Isto porque o enfrentamento só ocorrerá nos terceiro e quarto blocos do programa, que será divido em cinco partes com o mesmo tempo cada, num total de duas horas. No primeiro momento, os candidatos responderão perguntas elaboradas por populares e personalidades pernambucanas. No segundo bloco, jornalistas dos Diários Associados interpelarão os participantes do debate. A quinta e última parte do evento é reservada às considerações finais de cada candidato.
Em todos os momentos, a ordem das perguntas a serem realizadas será sorteada durante o programa. Contudo, o candidato terá o direito de escolher para qual adversário dirigirá seus questionamentos. O regulamento do evento foi discutido e aprovado durante reunião com representantes de todas as candidaturas registradas.
Além do governador-candidato Eduardo Campos e do senador Jarbas Vasconcelos, o debate da TV Clube/Band contará com as presenças de Sérgio Xavier (PV), Edilson Silva (PSOL), Jair Pedro (PSTU), Roberto Numeriano (PCB) e Anselmo Campelo (PRT). Os dois últimos postulantes participam do evento sub judice. Eles possuem pendências com a Justiça Eleitoral e tiveram suas candidaturas indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A garantia da participação de ambos no debate foi conferida através de embargos declaratórios que eles ingressaram no TRE para permanecer no pleito.
O caso de Anselmo Campelo é mais curioso. Já prevendo a manutenção do indeferimento de sua candidautra, o seu partido apresentou um substituto junto ao TRE: o ex-prefeito de Jaboatão, Fernando Rodovalho. O PRTB até tentou inserir o ex-gestor no debate de hoje, porém a produção da TV Clube não acatou a solicitação, uma vez que Rodovalho não possui registro de candidato ao Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.