sexta-feira, 20 de agosto de 2010

FEIRA DA MÚSICA EM FORTALEZA

 
Quando alguém fala “vou à feira”, pensamos logo nas frutas, verduras e legumes, nos alimentos saudáveis para o corpo. Mas uma outra vai movimentar Fortaleza com muita variedade mas produtos diferentes.  A IX edição da Feira da Música espera chegar ao público fortalezense como um bom alimento cultural. Para isso, entre os dias 18 e 21 de agosto, no Centro cultural Dragão do Mar, o evento oferece shows, rodadas de negócios, oficinas, conferências, lançamentos e exposição. Tudo grátis.

Os organizadores da Feira esperam quebrar o recorde de participantes da edição anterior, que se aproximou de 40 mil pessoas. Ao contrário das edições anteriores, o evento  é todo concentrado no Centro Cultural Dragão do Mar. “Antes as ações aconteciam em locais diferentes, e as vezes impossibilitava que uma pessoa pudesse acompanhar todos os espaços promovidos pela Feira. Com a concentração, acredito que conseguiremos aumentar muito o número de participantes em todas ações”, anseia Ivan Ferraro, coordenador da Feira.

Para esta edição, inscreveram-se 870 bandas de todo o Brasil e de alguns países da América Latina. Destas, foram selecionadas 54 que irão se revezar nos três palcos espalhados  pelo Dragão. O palco instrumental, como o próprio nome já diz, para bandas instrumentais, está montado no Espaço Rogaciano Leite Filho e tem como uma das principais atrações a Orquestra Popular do Recife.

No palco do Rock  se apresentam bandas do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, mostrando todas as particularidades de cada estado. Neste palco um dos destaques é a banda carioca Autoramas, formada há 13 anos, o trio se consolida como um dos mais importantes do cenário independente do país.

No palco Brasil Independente, mais 17 bandas vão se apresentar. Vinda de Sergipe, a banda Naurêa se encaixa bem no estilo diversificado do palco, “São duas palavras ditas rapidamente que representam uma sensação. Um tipo de pressão sonora que diz muito sobre a força que mora em seu “sambaião”. Formada em 2001, a banda une dois pontos referencias da estética musical do Brasil, mostrando novas possibilidades e caminhos para o samba e o baião”, conforme descrição da banda para a Feira.

Debates e oficinas

Ao todo são oferecidas 11 oficinas voltadas para a utilização de alguns instrumentos musicais, criação de instrumentos criativos com tecnologias sustentáveis, criação musical, nas diversas áreas de produção e nas ferramentas técnicas de edição de áudio. As inscrições podem ser feitas no site do evento: (http://www.feiradamusica.com.br/programacao/encontro-internacional-da-musica/oficinas/ ). Algumas já estão com vagas preenchidas.

No auditório do Centro Dragão do Mar acontece o congresso “Fora do eixo NE”, que visa o fortalecimento de intercâmbios e ligações em rede com agentes da cadeia produtiva cultural do Nordeste. Músicos, técnicos de som, empresários, designers, produtores de festivais, artistas audiovisuais, comunicadores, além da qualificação e formação dos pontos integrados à Rede Nordeste Fora do Eixo. Propõe-se ao debate dos eixos temáticos: sustentabilidade, circulação, distribuição, tecnoarte e comunicação.

A IX Feira da Música de Fortaleza é uma realização da Associação dos Produtores de Discos do Ceará (ProDisc) em parceria com o Sebrae (CE). Em 2010 conta com a promoção da Prefeitura de Fortaleza, patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES, com incentivo do Sistema Estadual de Cultura. A nona edição da Feira de Fortaleza é o primeiro evento regional apoiado pela Feira Música Brasil, uma iniciativa do Ministério da Cultura realizada pelo Centro de Música da Funarte (CEMUS) com a parceria do Conselho Rede Música Brasil. Mais informações e programação completa do evento no site: http://www.feiradamusica.com.br/


   Estagiário de Jornalismo: Leandro Porto 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.