quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ENCONTRO CONSAGRADO

Hoje, às 20h, no Teatro de Santa Isabel, o grupo pernambucano SaGrama celebra uma dupla data. Além de comemorar 80 anos de fundação do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), local onde foi criado por iniciativa do professor e flautista Sérgio Campelo, o conjunto, com sete discos lançados, também festejará 15 anos de sua formação, trazendo ao palco do teatro os convidados especiais Maciel Melo e Silvério Pessoa, além do grupo de percussão Quebra Baque, da companhia de dança Perna de Palco e do saxofonista holandês Fred Berkemeier.
O encontro, com a exceção da presença de Maciel Melo e de Berkemeier (saxofonista que, segundo Campelo, “ficará livre para improvisações”), re-edita a elogiada parceria entre os outros artistas acontecida no carnaval passado, no palco da praça do Arsenal. No repertório do show de hoje, estarão músicas que consagraram o SaGrama internacionalmente, como a canção tema da microsérie “O Auto da Compadecida”, de Guel Arraes. O público também deve conferir quatro músicas de Maciel Melo, entre as quais uma releitura à SaGrama de seu maior sucesso, Caboclo Sonhador. Já Silvério trará as canções “Micróbio do frevo”, “Vendedor de amendoim” e a la ursa de Dimas Sedícias, “Pé de Camurça”.  
“Para mim esse encontro tem uma simbologia pedagógica importantíssima. O mundo da música hoje está partindo para a questão dos diálogos interculturais e multiculturais e este show reúne várias expressões: é o aniversário de um espaço que até pouco tempo era visto com uma certa ortodoxia, que é o Conservatório; há o SaGrama, que faz ornamentações malabarísticas com a música erudita e popular; e, por fim, tem Silvério Pessoa e Maciel Melo que trabalham de uma forma aberta (cultura popular, tradição...)”, explica o cantor Silvério Pessoa.
O CPM promove, ainda, amanhã, também às 20h, no Santa Isabel, apresentação da Orquestra Retratos do Nordeste, com participação do maestro Spok, ex-aluno do Conservatório. Na sexta, apresenta-se o Allegretto, com participação do músico Mário Orlando. As apresentações são gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.