quarta-feira, 25 de agosto de 2010

CAPIBARIBE IN ROCK 2010 - 13ª EDIÇÃO



No próximo domingo (29/08), a partir das 21h, a banda pernambucana Novanguarda, do músico e vocalista Júlio Ferraz, se apresenta na 13ª Edição do Capibaribe in Rock – festival de música alternativa mais importante do interior do Estado de Pernambuco, que acontece em Santa Cruz do Capibaribe, e conta com o apoio da Funarte (Fundo Nacional de Artes/Ministério da Cultura), Inec (Instituto Nordeste e Cidadania) e BNB (Banco do Nordeste do Brasil). O festival inova ao oferecer nesta edição, oficinas de música e percussão, de artes plásticas, debates, exposições, festival de curtas, além de vários shows, que são a sua marca registrada, tudo isso gratuitamente de 27 a 29 de Agosto. No repertório da Novanguarda, singles conhecidos como A Rosa e Amanhã já se foi, além de algumas composições do CD “ A máquina de retratos”, que será lançado em breve. A banda tem em seu currículo participações em coletâneas nacionais ao lado de artistas como Zé Ramalho, Flávio Venturini, Paulinho Moska e Pato Fu, e, lançará no final do ano a música tema do filme “Geni e o Zeppelin”, baseado na canção de mesmo nome do compositor e escritor Chico Buarque de Hollanda.O evento é gratuito e acontece na Av. 29 de Dezembro (Próximo à Igreja de São Cristóvão), em Santa Cruz do Capibaribe.

SOBRE A NOVANGUARDA

Por Mayra Meira

Invenção técnica, acidez na guitarra e solos bem trabalhados são algumas das características do performático Júlio Ferraz, que canta fotografias da vida alheia. No baixo elétrico, Manoel Fubika digita certeiramente as notas que instigam a plateia com os graves. Na bateria, Carlinhos V10 dá ritmo às composições. Juntos, formam o Novanguarda, que aposta no improviso, na manipulação de microfonia e nos pedais de efeito. Qualquer falha do equipamento de som pode se transformar em um instrumento extra a favor da banda.
O power trio tem influência de rock sessentista, psicodelismo e música experimental. Foi formado em Floresta no ano de 2007, em meio ao calor do sertão pernambucano, pelo multi-instrumentista Júlio Ferraz. Quando se mudou pra Recife, fez alguns shows sozinho apenas acompanhado de seu violão porque os outros integrantes debandaram. Foi a partir daí que seu envolvimento com o folk transpareceu em músicas como “A Rosa” e “Tudo parece novo”. Na maioria das vezes, gravou em estúdio todos os instrumentos porque os outros membros não seguiam o ritmo frenético das gravações. Por não ter frequentado escolas de música, desenvolveu um estilo próprio.
Novanguarda chegou aos palcos recifenses através do primeiro single “Razões para nós dois”, que foi jogado à plateia pelo vocalista da banda The Playboys no Abril pro Rock de 2007. Na mesma noite, esse single acabou nas mãos de Roger de Renor e em menos de um mês a produção do Sopa Diário convidou a banda para se apresentar no programa. Logo, aconteceram vários shows: Pátio do Rock (2007), Recife Noise (2008), São João de Arcoverde (2007 e 2008), seletivas do PE no Rock (2007), Desbunde Elétrico (2009 e 2010) e Capibaribe in Rock (2009), onde foi a atração principal. Isso, sem contar com os shows em bares e pubs nas pequenas turnês pelo norte-nordeste. Além disso, participou do tributo ao Álbum Branco dos Beatles com a música “Circles”, produzido por Marcelo Fróes. Essa versão o agradou tanto, que a banda foi convidada novamente pelo seu selo Discobertas para participar de mais um tributo aos Beatles, dessa vez com a lisérgica Blue Jay Way, que integra a trilha sonora Magical Mystery Tour. Na versão, o Novanguarda acentuou a lisergia e a psicodelia da canção que está na coletânea Beatles ’67 (vol.2) ao lado de Zé Ramalho, Paulinho Moska, Autoramas, entre outros grandes artistas e bandas brasileiras.
Em 2007, a banda lançou a demo “Cantigas de sonhos bicromáticos”, já em 2008 o EP “Novanguarda”, ambos contendo faixas que ficariam de fora do até então como “A Máquina de Retratos”. Em 2009, disponibilizou dois singles promocionais pela internet: primeiramente “Valéria”, que conta a história de uma das protagonistas do disco; depois “A Rosa”, que é a continuação da história da personagem. Em 2010 o Novanguarda lançou apenas na Internet o single “Amanhã já se foi” que obteve mais de 3.000 downloads pelo myspace em menos de 24 horas e logo em seguida a banda lançou uma compilação de singles em EP somente em formato físico remasterizados por Adriano Leão.
Atualmente a banda prepara a “A Máquina de Retratos”, o primeiro disco oficial que está sendo produzido há dois anos por Júlio Ferraz. É uma espécie de mini opera rock, talvez a primeira feita em Pernambuco. 


CONOSCO: AÍ MENINOS! ESTAMOS NA TORCIDA E, COM CERTEZA, ESTAREMOS PRESENTES AO EVENTO PARA PODERMOS TOMAR AQUELA CAIPFRUTA....
SUCESSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.