terça-feira, 10 de agosto de 2010

BANCO DE DADOS DIVULGA PATRIMÔNIO CULTURAL NO PAÍS

 O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou hoje (10) um banco de dados para divulgar informações sobre os bens culturais brasileiros registrados como patrimônios. O Banco de Dados dos Bens Culturais Registrados (BCR) também vai conter os principais documentos que fizeram parte dos processos de registro desses patrimônios
Segundo a técnica da coordenação de registro do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan, Luciana Luz, a iniciativa vai contribuir para que a população valorize e mantenha as tradições culturais do país vivas. “Por meio dessa divulgação, o bem é reconhecido e valorizado por toda a população. Ele tem maior visibilidade não só para a região, mas para todo o Brasil”, afirmou. “Isso gera interesse de pesquisa e de incentivo para que esses bens recebam mais investimentos”, completou.
O reconhecimento do valor desses bens para a comunidade é um fator importante para manutenção. “Às vezes só os mais velhos se interessam pela atividade, porque não há uma valorização daquela manifestação. Aí o jovem não vê perspectiva de poder sobreviver daquilo”, explicou a técnica do Iphan.
Além das informações sobre cada patrimônio reconhecido pelo instituto, o banco de dados disponibiliza os procedimentos que a comunidade deve seguir para pedir o registro da própria manifestação cultural. Dos 19 bens registrados, 16 estão com as informações completas no banco.
A criação do banco de dados foi determinada pelo Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000, que instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial e o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI).
Da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.