domingo, 1 de agosto de 2010

ABERTURA DA SEMANA DA AMAMENTAÇÃO


Nesta segunda-feira, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) vai sediar a abertura nacional da 19ª Semana Mundial da Amamentação no Brasil. A cerimônia acontece às 10h. A SMAM começou neste domingo e vai até o dia 7 de agosto, em mais de 150 países. Em 2010, o tema escolhido para a Semana é “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”(IHAC). A escolha do Imip, que foi a primeira unidade de saúde a receber o título de Hospital Amigo da Criança (HAC), em 1992, para sediar o evento foi feita pelo Ministério da Saúde.



Ao longo de toda a semana diversas atividades serão realizadas no Imip e no Hospital Pedro II. Estão previstos seminários sobre aleitamento materno e banco de leite para a capacitação dos médicos, residentes e estudantes da área de saúde. Na quinta-feira, haverá uma ação na praça interna do Imip, com a presença do Grupo de Mães Monitoras em Aleitamento Materno do Imip. Na ocasião, serão distribuídos folderes com dicas sobre a importância de amamentar os bebês.



Segundo o presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o médico Luciano Borges, “o aleitamento materno tem avançado no Brasil graças a vários fatores, entre eles destaca-se a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), que acaba por incentivar os hospitais a adotarem medidas fundamentais para um bom início da amamentação. Todos os 10 “passos” preconizados (veja quadro) são igualmente importantes e só funcionam quando adotados em conjunto”, afirmou.



A presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe), a médica Jucille do Amaral Meneses, contou que fez a especialização em pediatria no Imip. “Me especializei em pediatria no Instituto. Desde o início aprendemos a importância do aleitamento materno para a saúde da criança. Tudo é feito para a tranqüilidade da mãe e o favorecimento de seu vínculo afetivo com o bebê. A atenção à criança vem melhorando em Pernambuco. Muitos hospitais começam fazendo cursos no IMIP, que tem a qualificação profissional como uma das prioridades”, disse.







Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno/Iniciativa Hospital Amigo da Criança



1º: Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde



2º : Capacitar toda a equipe de cuidados da saúde nas práticas necessárias para implementar esta política



3º: Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno



4º: Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento



5º: Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas dos filhos



6º: Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica



7º: Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos - 24 horas por dia



8 º : Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda



9 º : Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas



10 º: Promover grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade



Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria



Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.