quarta-feira, 18 de agosto de 2010

6º CONGRESSO ESTADUAL DE JORNALISTAS/ELEIÇÃO PARA PRESIDENCIA



A realização do 6º Congresso Estadual dos Jornalistas e a eleição de três representantes de Pernambuco no 34º Congresso promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), que começa hoje, em Porto Alegre, marcaram o início dos trabalhos da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE), que tomou posse na quinta-feira passada.(foto)
O tema que norteou o encontro estadual, “O Jornalismo a serviço da sociedade e a defesa da profissão”, mobilizou estudantes e jornalistas com o objetivo de debater o exercício da profissão, sua importância na democracia e suas perspectivas. Entre os participantes dos painéis promovidos, a jornalista e pró-reitora acadêmica da Universidade Católica de Pernambuco, Aline Grego, a presidente do Sindicato das empresas de Rádio e Televisão do Estado (Sert), Mônica Pereira, e o repórter da TV Globo, Marjones Pinheiro.
Durante o primeiro painel, Aline Grego e Marjones Pinheiro discutiram o papel do Jornalismo na sociedade. Para Aline Grego, Jornalismo é “serviço público”. E a prestação desse serviço deve ser permeada pela ética. Diante de uma platéia de estudantes de Jornalismo e profissionais, a pró-reitora da Unicap citou Gabriel Garcia Márquez: “A ética deve acompanhar sempre o jornalista, como o zumbido acompanha o besouro”.
De acordo com Marjones Pinheiro, a sociedade também precisa estar envolvida com os fatos do cotidiano de forma participativa. Para ele, a sociedade deve estar mobilizada, exercendo a cidadania. Essa postura, de acordo com o repórter, é fundamental para o exercício do bom jornalismo.
“Sinergia nas empresas e o mercado de trabalho” foi o tema do segundo painel. Para a presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, Valdice Gomes, o debate sobre sinergia deve ser analisado com cautela, uma vez que os jornalistas estão exercendo várias funções ao mesmo tempo, sem necessariamente estarem preparados.
A presidente da Sert e vice-presidente do sindicato das empresas editoras de jornais, Mônica Pereira, defendeu a sinergia como algo positivo, que integra os funcionários em torno do espírito de cooperação. A assessora jurídica do SinjoPE, Gisele Monteiro, disse que essa é uma forma romântica de ver a sinergia, mas, na prática, ela vem prejudicando o funcionário, na medida em que ele é solicitado a exercer funções para as quais não está preparado, muitas vezes, sentindo-se constrangido e temeroso de perder o emprego, caso se negue a realizar as tarefas que a empresa determina.
Delegação
Durante o 6º Congresso Estadual, foram eleitos ainda três representantes de Pernambuco para participarem do Congresso da Fenaj. O SinjoPE patrocinou a ida do jornalista Osnaldo Moraes e do estudante Gildoberto Franco Sarmento. A jornalista Natália Câmara, também eleita delegada, garantiu sua ida por meio da empresa onde trabalha.
Posse
A jornalista Cláudia Elói, em nome da nova diretoria do SinjoPE, assinou o termo de posse como presidente, na última quinta-feira, durante solenidade realizada no auditório do Banco Central. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão Eleitoral, jornalista César Rocha. O procurador geral do Estado, Tadeu Alencar, representou o governador Eduardo Campos durante o ato. Já o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa, foi representado pelo deputado Sebastião Rufino.
Durante a solenidade, a presidente eleita foi saudada pelo vice-presidente na gestão anterior, Ricardo Mello, que também faz parte da nova diretoria. Cláudia Elói agradeceu a saudação e defendeu, no seu discurso, “um sindicato que seja de todos e que estimule, incentive cada jornalista e possível parceiro a estar conosco, trabalhando pelo futuro da instituição e pelo fortalecimento da nossa categoria”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós. Deixe-o aqui e participe desse universo onde a opinião de cada um tem o poder de fazer as coisas ficarem sempre melhores.